Quem sou eu

Minha foto
Piracicaba, SP, Brazil
Sou casada, tenho um filho, amo viver, adoro trabalhos manuais, música, filmes, antiguidades etc.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Um avô de muitos talentos

Esta foto é da net mas ele é parecido com meu vô Mário, até no boné!

Hoje é aniversário do meu vô Mário. Seria. Ou é. Ou já foi. Não, nada disso: sempre será.
Ele era marceneiro. Adorava comemorar seu aniversário e sempre fazia festa.
Nós nos arrumavámos e íamos à casa dos avós vê-lo ser festejado e festejar a si mesmo.
Tenho prá mim que ele gostava de si próprio. E gostava das suas coisas, dos seus passarinhos, da sua oficina no quintal.
Ele trabalhava em casa além do emprego que lhe consumia o dia todo.
Em casa reformava móveis e alguns estofados. Às vezes, com sobras de madeiras e torneados, construía outros móveis. Uma das minhas irmãs tem até hoje duas mesinhas nascidas assim: o tampo não tem nada a ver com as perninhas, mas não é que o resultado é interessante?
E a minha vó, patchworkeira sem saber, aproveitava os retalhos dos tecidos usados nos estofados e fazia tapetes.
Vô Mário também pintava quadros, completamente autodidata.
E cantava. Lembrava orgulhoso de ter feito parte do Coral da Igreja do Bom Jesus. E muitas pessoas que conheci tempos depois também se lembravam dele no coral.
Tinha uma coleção de vinis que só com o tempo aprendi a apreciar.
Lembro de uma caixa bonita com vários LPs do Dorival Caymmi. E tinha Nélson Gonçalves, Sílvio Caldas e uma galera que eu, ignorante e adolescente, achava duro de ouvir.
Mas ele adorava e cantava junto. E compunha: "Se não fosse o pé, Pelé não seria o que é..." era o trecho de uma música dele. Só me ficou o refrão.
Gostava de plantas. De canários. De "bater perna" como dizia minha vó Ermelinda. De molhar o pão no leite com café. De montar o presépio no Natal, com laguinho de espelho e tudo.
Penso que vale a pena termos vivido se mesmo após muitos anos da nossa morte, alguém ainda se lembrar de nós e pronunciar nosso nome de vez em quando.
E meus mortos, tenho-os todos aqui, em alguma parte do coração...

2 comentários:

Márcia Helena disse...

Rê, que linda homenagem! Não tive meus avós tão perto, só conheci uma avó, mãe da minha mãe, e ela morava longe, nos víamos muito pouco. Uma pena. Bjs

Beth disse...

Rebeca, que gracinha seu avô! Que lembrança boa ele deixou. Bela homenagem, parabéns!

Beijos

Beth

Eu recomendo

Eu recomendo

costureiras de Tarsila

costureiras de Tarsila

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Gentileza Gera Gentileza