Quem sou eu

Minha foto
Piracicaba, SP, Brazil
Sou casada, tenho um filho, amo viver, adoro trabalhos manuais, música, filmes, antiguidades etc.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Nécessaires: a certa e a errada

Quem é quem? Qual a certa, qual a errada?







Por vezes, invento minhas costuras.
Mas, outras vezes tento fazer algo seguindo uma publicação ou algo que me encanta e que vejo por blogs ou sites.
No caso dessas nécessaries, achei o projeto nas páginas de uma revista que tenho há tempos mas que não tinha reparado direito.
Dias desses, observo que bolsinha mais graciosa ela é e me lanço o desafio de costurá-la.
Vou seguindo o passo a passo muito bem fotografado da revista.
Mas, "há algo errado", desconfio. Como pode se pedir um zíper de 40 cm se cada lateral deve ser cortada com 64,5 cm? E o fundinho da bolsa tem 19x19cm? Como????
 Mas, como sou crédula no conhecimento alheio e uma otimista irritante, mesmo com tudo indicando que não dará certo, vou, toda alegrinha, costurando tudo. Só compro um zíper maior, coerente com o tamanho das laterais. Vai ver teve erro de digitação...
Claro que não deu certo! Como encaixar tudo num fundinho? Fazendo pregas? Mas tem manta acrílica já costurada e o modelo é bem lisinho, sem nada disso.
Reconheço que me faltou malícia, esperteza.
Mas diante de tudo que já tinha feito, o que faria, desprezar todo o trabalho? Que nada!
Acrescentei uma faixa vermelha às laterais para dar mais proporção e fiz outro fundo, desta vez adequado ao tamanho da nécessarie grandona, que era a nécessarie errada mas que ganhou status de frasqueira. Então, se a virem por aí, na rua, não corram o risco de chamá-la de nécessarie que ela se zangará. Chamem pela frasqueira que ela será boa e gentil.
E para o pequeno fundo já pronto, fiz uma outra nécessarie, calculando eu mesma o tamanho correto.
Lição para as costureiras inocentes: confie no seu instinto!!! Juro que vou me esforçar...
E pode-se fazer uma comparação com uma das estórias infantis que mais gosto: O Patinho Feio.
Como nécessarie, ela era grande, desengonçada e errada. Já como frasqueira, ela se tornou linda, útil e espaçosa. Adoro finais felizes!



25 comentários:

decorayadora disse...

Hola amiga querida! Que neceser a más niñito , adore ese colorido en tonos rojos , buen trabajo

Varrendo Migalhas disse...

Acho as bolsas lindas, lindas!!!
Tens umas mãozinhas de fada! :)

Claudia disse...

Que fofura RÊ! Mas saiba que eu errei...kkk, achei que a errada fosse a pequena. Achei a grandona mais encorpada, mas de qualquer forma uma fofura as duas. Uma ótima semana pra você, beijosss, Clau.

Amara Mourige disse...

Rebeca, as duas ficaram ótimas não descobri qual era errada!Adorei os tecidinhos! bjs
Amara

trapos a voar disse...

Ficaram muito bem as duas, parecem mamãe e filhota! Não encontro nada de errado com nenhuma! :-)

Paula disse...

Gosto das duas. Não encontrei nada errado! :)

PINTA ROXA disse...

Gostei muito do modelo e quem sabe sabe e tu deste a volta ao que estava mal.
Adoro as duas...
Pinta

Val disse...

Olá Rebeca, no final das contas, nenhuma saiu errada, pois vc com a sua experiência conseguiu dar a volta aos enganos da revista! Ficaram sim, duas maravilhosas frasqueira (há quanto tempo não ouvia esse termo??) e necessaire! Amplio sempre as fotos para absorver os detalhes das peças e os cenários. E os interiores? são contrastantes? tão bonitos quanto os exteriores? Dá vontade de abrir toda hora e ficar olhando para dentro??? beijão e uma boa semana!

Val disse...

ah! adorei a expressão "ótimista irritante" !

Denise Moraes disse...

Errado??? Achei uma invenção maravilhosa a ideia da frasqueira. Confesso que fico babando nestas necessaires e bolsas que faz... mas tenho um caso antigo de desamor com o sr zíper... mas eu ainda vou fazer as pazes com ele!
Um lindo dia
bjos
Denise

Unknown disse...

Oi Rebeca! Imaginei que a maior seria a errada, pois vc colocou no título, necessaire. Mas... adorei as duas, muito legal o modelo, alças... E o erro virou realmente um novo modelinho. Agora vai ter que fazer mais, rs.
Beijos!!

Pri Helmberger disse...

Ai, Rebeca como eu amo seus textos!
Eu já fiz isso um milhão de vezes.
Sempre desconfiei e fiz do meu jeito, às vezes de um jeito que foge tanto do tutorial que se pode chamar de outro projeto, porque não concordo com alguns números que vemos por aí.
Mas que estampa linda essa da pequena, hein?
Adorei o final feliz das duas.
Beijos

Moro em um Kinder Ovo disse...

E eu fico aqui babando de inveja porque não sei costurar e não saberia nunca consertar alguma coisa.

António Je. Batalha disse...

Passei e encontrei o seu blog, estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes, mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, deixe um comentário, e se desejar fazer parte de meus amigos virtuais, esteja à vontade, irei retribuir.
Mas por favor não se sinta coagido, siga apenas se desejar. Abraço.
António.
http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

Regina Saraiva disse...

Olá Rebeca,

Nada como ter habilidade para transformar o patinho em cisne! Amei as duas, mas ficaria com a frasqueira, só pela lembrança que me trouxe da tia Lúcia, a chic da família, era a única que viajava de avião e tinha uma frasqueira quadrada de couro azul com um fecho de mola, eu adorava!

Beijos e ótimo final de semana.

Anônimo disse...

Olá Rebeca. Não consigo destingir qual é a improvisada. Gostei muito das duas. Bem lindas. ;)

Mirian Trédicci disse...

Jamais passaria pela minha cabeça que alguma coisa em algum momento deu errado!! as duas ficaram lindas, não sei se é impressão minha mas elas são enormes né? tudo de bom!! pra variar, arrasou!!!
Um beijo

Classe Cappuccino disse...

São ambas tão bonitas


Sónia
www.tarasemanias.pt

Rovânia M disse...

Rindo muito aqui. Afinal,a revista estava errada? Eu achei que a grande era a certa e a pequena errada . De qualquer maneira as duas ficaram lindinhas !!!!

Joana disse...

Oi Rebecca, seja pra necessaire ou pra frasqueira o resultado é divino. E de uma se fizeram duas. Quem me dera, só de uma já ficaria feliz!! Bjs
Joana

Judy disse...

Olá Rebeca!

Ainda bem que conseguiu consertar.
Ficou super bacana.
É realmente muito desagradável a falta de atenção (e respeito por quem compra a revista) de algumas publicações de trabalhos artesanais.

Ótimo fim de semana e pode programar as férias que as frasqueiras já estão prontas e lindas.

Beijo

Raquel Úria disse...

:) A frasqueira ficou bem gira! Afinal o instinto até está afiado!

Patricia Merella disse...

Ola Rebeca,e o resultado foi perfeito,amei...

Luxo da Lix disse...

Nem sei qual delas ficou mais bonita! Adorei! O erro que levou à perfeição!

Lia Gloria disse...

Eita! Até quando erra, acerta! Que linda, e se pode ser necessaire, é no mínimo necessária!

Um beleza, a menorzinha, também. E que tecido de dar vontade de ter rs

bjs

Eu recomendo

Eu recomendo

costureiras de Tarsila

costureiras de Tarsila

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Gentileza Gera Gentileza