Quem sou eu

Minha foto
Piracicaba, SP, Brazil
Sou casada, tenho um filho, amo viver, adoro trabalhos manuais, música, filmes, antiguidades etc.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Tutorial: uma ótima ideia!

Sabe aquele rolo de papel de máquina de calcular ou de banco? Ei-lo aqui.

Como eu não tinha um suporte, usei uma lata e uma caneta para improvisar um

E deu muito certo! O papel desenrola bem facilmente.

Mantendo uma certa distância, desenrole o papel até a máquina de costura

Vá costurando as tiras, colocando direito com direito

Vá abrindo as tiras e sempre colocando mais uma, costurando sempre
direito com direito

Quando estiver no tamanho desejado, rasgue a
tira de papel e passe os tecidos

Vire ao avesso e...

Corte as sobras, deixando exatamente do tamanho da tira de papel
(a minha tira tem 9cm de largura).
Em seguida, vá rasgando o papel costurado: é fácil e divertido.

E ela fica assim, bem retinha, pronta a ser usada
em muuuuitos projetos.

O duro é que vicia e faz uma certa bagunça pois é legal manter
os retalhinhos todos por perto, prá ir escolhendo livremente
e não esquecer de ninguém


A ideia não é minha: vi num blog americano e me espantei com a facilidade e praticidade. É daquelas coisas: "como não pensei nisso antes???"
Sabe aqueles retalhinhos sem fim que vamos acumulando? Nem tão grandes que  dá para usá-los num projeto e nem tão pequenos que podem ir ao lixo, eles vão se multiplicando e parecem mesmo ter vida e família própria.  
Pois esta ideia é uma forma excelente de ir aproveitando todos eles. Nem que não seja para se usar as tiras de imediato, podemos apenas costurá-los e assim guardá-los bem arrumadinhos.
Quando vi a ideia, fiquei doida para executá-la. Mas, onde conseguir o rolo de papel? Pensei em comprá-lo numa livraria, mas achei que teria que desembolsar um dinheiro maior do que eu desejaria.
E não é que antes de ir à livraria fui até um bazar e encontrei caixas e caixas de bobinas de um banco, que foram doadas? Comprei 3 por R$ 5,00 e sai toda animadinha para costurar. 













18 comentários:

PequenaIv Artesanato disse...

Olá...
Adorei a postagem!
Muito legal a dica.
Parabéns!
Beijo
Ivete

*

Val disse...

Interessante, Rebeca, ainda mais para quem como eu anda lutando contra a reprodução espontânea dos tecidos! é que a certa altura fica quase descontrolado, e a pessoa não consegue se achar no meio de tanto padrão e tanta cor! bjs

Beth Salvia disse...

Olá, estou arrumando meu quarteliê, rs. Em breve chegará minha maquina de costura dos sonhos Brother Cs 6000i e vou aliar o artesanato ao meu orçamento de professora universitária. Hj pintei os cavaletes sobre os quais sopreponho uma porta e transforma-se em minha mesa. Como o gasto com máquina foi alto (pra mim) pretendo não comprar tecidos, vou trabalhar a principio com o que tenho (1 caixa enorme) e com meus retalhinhos que os guardava pra qdo comprasse meu balacin (forrador de botões). Eis que passo pelo seu blog e me deparo com essa ideia maraaaaa, vou fazer o mesmo e começar a criar, bjus

decorayadora disse...

Hola amiga que buena idea !! Usted la replicó de forma óptima !!

Paula disse...

A ideia é excelente mesmo! Já tenho um saco de retalhos considerável e essa parece ser uma forma bem rápida para fazer algo com eles. a ver se um destes dias consigo experimentar ... bjn

Unknown disse...

Olá!!! Olha eu aqui de novo, rs. A " preguicinha" de recomeçar este ano está forte demais, rs. Você conseguiu voltar... agora estou fazendo uma força... kkkk
Adorei a sua sugestão. Já tinha visto algo parecido com entretela, mas nada que se compare com a praticidade da bobina, até na hora do corte. Muito legal mesmo.
Adorei ver as fotos do post anterior... revi suas bolsas que tanto amo. Muito bom te ver de volta. Beijos

trapos a voar disse...

Que rica ideia! Bjo

Amara Mourige disse...

Rebeca, adorei a dica!
Tenho alguns rolos do meu antigo fax, que foi para o lixo.
Será que da para aproveitar? Ele é bem mais largo!
São bem caro esses rolos, por isso fiquei com pena de jogar fora.
Beijos
Amara

Conceição Esteves disse...

Olá, que ideia fantástica!
Foi muito generosa em partilhar.
Obrigada e beijinhos.
Cá por casa também abundam os retalhinhos.
Vou tentar pôr em prática.

Unknown disse...

gostei da sua dica...muito boa...e eu estou a ter o mesmo "problema"" os retalhinhos que dão cria e tem família própria como você diz.....eu apenas uso folhas de uma agenda cultural que recebo todos os meses, que são pequenas e apropriadas para esses retalhos....., todavia essa sua idia é perfeita.

Unknown disse...

oi, Rebeca, tudo bem? que bom que voltou. Amei a ideia. Mas sabe que ultimamente estou muito envolvida com o croche, rsrs. Logo terá ótimas notícias. beijos querida. Geórgia.

guacheatelier.blogspot.com disse...

Ola Rebeca,

Amei a ideia, nem faco patch com frequência, mas é tão simples e genial que fiquei com vontade de catar meus retalhos e fazer! O pap ficou muito explicadinho, adorei foi um retorno perfeito!

Beijos,

Anônimo disse...

Que dica boa. Tenho uma data de retalhos para usar. :)

Claudia disse...

Ótima ideia amiga! Será que dá pra fazer o crazy? Amei sua dica, vou colocar em pratica lá em casa. Beijo grande, Clau.

Lia Gloria disse...

Excelente ideia. Acho que todas smomos acumuladoras de retalhos rs
Eu não sei aonde encontrarei as bobinas... mas as mãos já estão coçando hahahah
Tu és sortuda! E muito esperta!

bjs

Paula Louceiro disse...

Muito bacana essa idéia.
Obrigada por compartilhar.

www.norton.com/setup disse...

Thank you for sharing this article, It is an amazing post, I am really impressed by your post. It’s really useful norton.com/setup

kevin caryston disse...

A fantastic site with content that is interesting, this is precisely what I want , Thank you for making this site, and I will be seeing again. Rarely do I come across a blog www.avg.com/retail
avg.com/retail

Eu recomendo

Eu recomendo

costureiras de Tarsila

costureiras de Tarsila

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Gentileza Gera Gentileza